Quando o Sol bater: o que você deve saber para cuidar da beleza

Quando o Sol bater: o que você deve saber para cuidar da beleza

Vocês estão aproveitando bem estas férias maravilhosas de verão? E os cuidados de beleza como estão? O Sol não perdoa, faça tempo bom, nublado ou chuvoso, é ele que produz os conhecidos efeitos de fotoenvelhecimento: manchas escuras, sardas e rugas precoces. Portanto prevenir é o melhor remédio, para isso é importante adotar alguns hábitos, assim você não compromete a sua beleza e saúde 😉

Use chapéu, filtro solar e hidratante sempre!

Não economize no filtro solar, passe no corpo inteiro antes de ir para o sol, com calma e sem areia; reaplique segundo as instruções do rótulo (o fator de proteção mínimo fabricado é 15 e lembre-se que quanto mais clara a pele, mais alto deve ser o FPS).

Para o rosto, se a pele for seca, escolha um protetor solar rico em ativos hidratantes. Para a pele mista, a melhor saída são os produtos mais leves, com versões em gel-creme. Já a pele oleosa, os cosméticos em gel e as loções matificantes, que removem o excesso de oleosidade. Para peles maduras, filtros que contenha antioxidante na composição são bem-vindos.

No geral, a pele das brasileiras é oleosa e combina com filtros livres de óleo e não comedogênicos (que evitam a obstrução dos poros, reduzindo a formação de espinhas e “comedões”, conhecidos como cravos).

Boca, orelhas, olhos, cicatrizes… qualquer região mais sensibilizada exige proteção redobrada. Os lábios ficam muito vulneráveis no verão, para prevenir ressecamento e rachaduras, protetores devem ser aplicados de hora em hora.

Para os cabelos utilize condicionador com e sem enxágue a fim de selar as cutículas, reduzir a perda de água e prevenir o ressecamento. Use produtos leave-in principalmente nas pontas, e dê preferência aos que tenham filtro solar.

Óculos de sol, só com lentes genuinamente anti UV (anti raios ultravioleta); a lente escura sem proteção faz com que a retina se abra mais à radiação – é pior do que estar sem óculos.

Cuidado com o mormaço, a radiação UV é a mesma dos dias de sol; a diferença está em você, que sente menos calor e se protege menos.

Fuja dos perfumes, principalmente os cítricos – podem manchar a sua pele.

Escolha guarda-sóis de algodão e de cor clara – a cor escura absorve radiação e calor e os tecidos de náilon produzem sombra, mas não protegem da radiação solar.

Dependendo da praia, especialmente as mais desertas, coloque na sacola um bom repelente de insetos.

Reserve uma bolsa grande e prática e carregue tudo o que você precisa para um dia de sol: celular, protetor, óculos, relógio, chapéu e o que mais achar pertinente. O importante é ter tudo ao alcance das mãos, afinal você planejou estas tão sonhadas férias e não dá para perder nem um minutinho 😉

Texto: Dani Ester
123RF Stock Photo

Obrigada pelo seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s