Secador de cabelos, chapas: como escolher e usar?

Modelos profissionais ou menores ? Os profissionais são maiores e mais pesados, se isso não incomodar é uma opção melhor por que seca mais rápido. Os menores são práticos e fáceis de manusear mas por outro lado, você vai demorar mais para secar os cabelos.

O tipo de bico também é importante por que é ele que direciona o ar de diferentes formas. O bico reto e achatado é ideal para fazer escova. Já os bicos redondos, que são os difusores, são indicados para quem gosta de secar naturalmente, com as mãos, e também para quem tem cabelos cacheados ( os fios ficarão arrepiados se você usar um bico comum para secar esse tipo de cabelo).

E antes de começar, os cabelos molhados devem ser desembaraçados, com carinho ! Evite os pentes de madeira por que podem quebrar os fios. O ideal são os pentes de plástico com dentes grandes e largos. Daí comece desembaraçando por partes: da metade do cabelo para as pontas; em seguida, da raiz até essa metade; e depois, da raiz às pontas – sempre com movimentos suaves e sempre tire todos os nós de uma mecha antes de partir para outra.

Para uma secagem natural, o secador deve ficar a 15 centímetros dos cabelos, começando do couro cabeludo em direção às pontas, para tirar a umidade rapidamente. Já para modelar a temperatura tem que ser maior, no caso de alisar os cabelos, o secador deve ser mantido a 10 centímetros da escova, mas nunca encostar por que pode queimar e quebrar os fios. Para os cabelos cacheados, o secador com difusor deve ser encostado – o difusor tem “dentinhos” apropriados, que não quebra os fios.

A chapa é prática mas exige cuidados para não queimar os fios. É fundamental aplicar sempre um antitérmico nos cabelos ainda molhados, sem enxágue. É como se fosse o filtro solar para a pele – protege os fios contra o calor excessivo, evitando agressões e ressecamento. A umidade deve ser retirada antes, com secador e nunca usar a chapa diretamente nos cabelos molhados.

O baby-liss, para dar forma e movimento aos fios , segue os mesmos princípios da chapa – jamais usar diretamente nos cabelos molhados e usar sempre um protetor antes. Quanto maior o diâmetro, maiores e mais soltos serão os cachos.

E uma dica, que li no livro, 600 dicas do GNT para você ficar super bonita: “Pelo menos uma vez por semana dispense o secador e deixe os cabelos secarem ao vento”.

Texto: Dani Ester
Ilustrações: Diego LIma
Fotografias: Bel Col – Laboratórios Bel Quimica

 

Obrigada pelo seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s