AÇÃO EFICAZ – Nanotecnologia nos cosméticos.



A Nanotecnologia revoluciona a beleza ao permitir que ingredientes penetrem profundamente na pele e no cabelo
Imagine uma praia de 1.000 km de extensão e um grão de areia de 1 mm: este grão está para a praia como 1 nanômetro está para o metro. Quer dizer, falamos aqui de algo muito, muito pequeno – só para você ter ideia, o nanômetro é a medida correspondente à bilionésima parte do metro ou à milionésima parte do milímetro. A nanotecnologia, então, é uma ciência que utiliza sistemas em escala nanométrica de tamanho para desempenhar funções específicas. Importante: as partículas usadas em qualquer item nano têm que ter menos de 100 nm (nanômetros). “No mercado de beleza, significa permitir que ativos penetrem até as camadas mais internas da pele”, diz Nelson Maurício Júnior, farmacêutico pós-graduado em cosmetologia pela Faculdade Oswaldo Cruz, em São Paulo.
O grande benefício aos cosméticos, portanto, é oferecer esse controle sobre a profundidade de penetração e velocidade com que os ativos são liberados. “As nanoestruturas são verdadeiros reservatórios que desprendem as substâncias gradualmente. Dessa forma, garantem o fornecimento constante do nutriente às diferentes camadas da pele”, explica o técnico. A consequência dessa ação é simples: mais eficácia em menor dose de creme.

BARREIRA A VENCER
Mas por que é tão importante desenvolver um antirrugas, por exemplo, com essa tecnologia? A verdade é que a maioria dos ativos não tem poder de penetração. “O estrato córneo, quer dizer, a camada superficial que chamamos de epiderme, é formado por uma mistura de colesterol, ácidos graxos livres e ceramidas, todos lipídeos que formam uma barreira de proteção para impedir a saída de água – desidratação. Essa capa representa então, um grande desafio de permeação porque não é qualquer ativo que consegue vencê-la”, destaca Nelson.
Formulações contendo substâncias nanoestruturadas apresentam propriedades dermocosméticas. Nesse sentido, qualquer profissional da área estética deve procurar produtos nanossomados sempre que seus clientes precisarem corrigir problemas como linhas finas ao redor dos olhos, fotoenvelhecimento, manchas epidérmicas provocadas por sol (melasmas) ou pós-gravidez (cloasmas) e flacidez. A área dos olhos, por ser delicada e apresentar uma pele muito fina (0,03 mm), necessita de cuidados especiais. “Como é a primeira a sofrer com rugas, é preciso que esteja sempre hidratada, protegida do sol e favorecida pelo uso de produtos potentes, como os que utilizam tal tecnologia.”

CUIDADA E RECEPTIVA
É muito importante que a cútis esteja em condições de receber elementos: devidamente limpa e hidratada e, se possível, com uma camada córnea menos espessa. Para isso, basta fazer uma exfoliação antes. O que mais aumenta a eficácia desses produtos: passá-los com suaves massagens, em movimentos circulares, para ativar a circulação; e usá-los preferencialmente à noite, pela cronobiologia cutânea. “Nesse período, temos um aumento do aporte sanguíneo nos tecidos, trazendo mais nutrientes e oxigênio. Além disso, cresce o metabolismo basal e diminui a atividade das glândulas sebáceas. Tudo isso contribui para a maior ação dos ativos.” Vale, também, usar ácidos em baixas concentrações alguns dias antes para deixar a superfície mais fina.

Materia extraída da revista Vivabeleza Experts
Texto: Rosana F.F

anti olheira

anti olheira

DICA: NANO EYE SOLUTION – KIT ANTIOLHEIRAS

Composto por dois itens, Nano Eye Solution Dia e Nano Eye Solution Noite, desenvolvidos com nanotecnologia. O primeiro, com ácido felúrico nanoparticulado e extrato de physalis, oferece atividade antioxidante e anti-inflamatória, diminui a síntese de melanina e age na vaso- proteção, reduzindo o escureci- mento e uniformizando a tonalidade geral da pele. O segundo traz ácido felúrico nanoparticula- do, hidroxiprolisilane, hibiscus e raffermine, todos ativos capazes de eliminar o aspecto cansado, melhorar a qualidade da cútis e conferir firmeza. Ambos foram testados, com resultados positivos comprovados em até cinco semanas de uso.
_______________________________________________________________________________
Curiosidade:
NELSON MAURÍCIO JÚNIOR é farmacêutico com habilitação em alopatia, homeopatia e farmácia bioquímica, pós-graduado em cosmetologia pela Faculdade Oswaldo Cruz. Formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP), é especialista em peelings químicos – criador da fórmula de fenol profundo, Neofenol – e palestrante convidado por instituições de todo o país nas áreas de medicina estética, cosmiatria e dermatologia. Também desenvolveu fórmulas para a remoção de tatuagem e maquiagem definitiva e, atualmente, é diretor proprietário da Farmácia de Manipulação Neofarma, em São Paulo. _______________________________________________________________________________

Sobre Mais que Pele

Somos uma boutique de cosméticos (http://www.maisquepele.com.br ou 11-2738.4080), nascemos com a promessa de atender as necessidades do exigente público consumidor de cosméticos de tratamento facial e corporal, perfume, maquiagem e serviços de alto padrão. Nascemos para servir e por isso estamos aqui dando mais um passo nessa jornada e vamos tentar oferecer um pouquinho de informação e novidades do mundo da beleza. Para homens e mulheres.
Esse post foi publicado em Cosméticos de tratamento e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Obrigada pelo seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s